Política

Inviabilização da Liberdade Absoluta

Aristóteles* já percebia que não há possibilidade de haver sociedade sem que haja um Estado que dite as leis aos indivíduos que a ele pertence. Isso é explícito quando o filósofo afirma que o homem é um animal político, o famoso zoon politikón. Isso porque o homem, por natureza, possui a necessidade de se relacionar, relação no que diz respeito às relações sociais, de indivíduo para com indivíduo. Dessa forma, deve haver uma entidade maior – o Estado – para que possa impor as leis e/ou regras para uma tal sociedade.

Esta noção de animal político inviabiliza, ao meu ver, o ideal de uma “sociedade” sem governo (o anarquismo, por exemplo), pois para que haja sociedade é necessário que haja um governo que estipule leis. Sabemos que isso é necessário pela extrema multiplicidade de caráter que se torna presente pela grande quantidade de indivíduos, que, embora compartilhem de um mesmo ideal – inexistência de governo, no caso –, cada um tem suas particularidades e suas ambições. Se não houver regras a serem cumpridas, uma sociedade sucumbirá em detrimento das incontroláveis ambições dos indivíduos. 

Esse é o motivo pelo qual o Estagirita defende que a política é uma coisa natural, e não apenas uma convenção. Isto é, formar um Estado com um governo estabelecido é algo necessário para a manutenção da sociedade e dos cidadãos, pois sem essa entidade superior ao indivíduo não há possibilidade de haver limites concernentes ao respeito pela propriedade e pela liberdade do outro.


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* Aos interessados, conferir as obras Ética a Nicômacos e A Política para aprofundamento no tema.

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