Linguagem

Uma pequena grande odisseia da linguagem

Houve um tempo, nos primórdios, em que o discurso, se é que assim pode-se chamar, não abarcava as funções semântico-sintáticas. Comunicar-se, só por meio de imagens e gestos. E o homem, no decorrer do tempo, o que fez? Este criou a linguagem como mais uma ferramenta de sobrevivência e de manutenção do contato entre seus semelhantes.

Mas a linguagem recém-criada era altamente precária. O discurso, agora talvez mais digno dessa nomenclatura, abarcava novas regras de formalização, pelo menos no que concerne aos signos (sinais) atribuídos a várias espécies de objetos. Mesmo assim, havia uma deficiência no quesito de conversação.

E o homem, muito astuto, o que criou a partir dessa precariedade mesmo após formular os signos? Criou mais elementos que incrementaram a formulação de um discurso mais inteligível (mais claro) aos que dele compartilhavam. Para a infelicidade dos homens, mesmo após a elaboração de regras semântico-sintáticas dos sinais, a linguagem ainda carecia de mais robustez.

Sendo assim, o homem, mais astuto ainda, criou todas as regras para os signos, as partículas para a disposição das sentenças e, junto a isso, o mais importante, elaborou uma semântica que desse conta do contexto. Com isso, os homens daquele primórdio longínquo conseguiram dar o primeiro grande passo para a formalização de uma linguagem mais completa.

Conforme o tempo passou, os homens de maior intelecto deram ao contexto a possibilidade de ser expresso através da entonação. É devido a essa última que passamos o que desejamos expressar, mesmo quando o que falamos é uma expressão indireta.

Portanto, o contexto em junção com a entonação permite-nos elaborarmos discursos complexos e bem mais robustos que aqueles dos nossos primitivos. A linguagem é a grande façanha da humanidade! A complexidade das funções semântico-sintáticas mais todos os elementos que compõem os atos linguísticos é um feito que, até hoje, existe controvérsia: como explicar isso mediante os atributos cognitivos humanos? Como explicar a linguagem complexa? Seria ela fruto apenas da cultura ou seria uma disposição propriamente humana?

Comentários