Meio ambiente

Rio+20 (?)

Portinari - Meio ambiente
Houve uma tal de conferência mundial sobre o meio ambiente, denominada Rio+20, tratando dos mesmos assuntos debatidos há 20 anos atrás (outro evento de nomenclatura “Eco 92”), que, ao meu ver, não trará mudanças significativas para a vida humana daqui para frente. Se isso ocorresse, já teria acontecido a partir da conferência de outrora.

João Pedro Stédile, líder do MST, afirmou, com um tom de realidade, que: “A conferência oficial é um teatro da diplomacia mundial, onde todo mundo finge fazer alguma coisa e depois ninguém vai cumprir nada.” [Veja a entrevista aqui].

O resultado desse evento foi a confecção de um texto totalmente genérico e simplista, que não especificou as providências a serem tomadas [baixe-o aqui].

Enquanto os “grandes” esboçam um desejo (e não uma ação), seja por falta de consistência nas atitudes a serem tomadas, seja por falta de ideias precisas e eficazes, o meio ambiente sofre com a deterioração provinda das consequências capitalistas e até por meio daqueles que não atentam para os danos que suas práticas causam à natureza, como é o caso dos pequenos produtores rurais.

Enquanto os chefões discutem textos simplórios, tendo em vista a dimensão do Encontro, do outro lado, a floresta, por exemplo, é devorada sem fiscalização e sem nenhum meio de sustentabilidade.

Está na hora de o mundo sair dessa sonolência geral concernente à mudança climática e deixar os grandes banquetes para quando, efetivamente, houver uma mudança substancial na forma de extrativismo natural e demais danos à natureza.

Comentários

  1. Já estamos cientes, há um bom tempo, da situação em que se encontra o meio ambiente. Precisamos, de fato, de ações concretas! Chega de inércia e discursos ao vento! Parabéns, pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário